domingo, 11 de maio de 2014

Quem seria Logun Edé? Como eu o sinto, percebo e entendo? Divindade MASCULINA, o grande Feiticeiro de Ede, filho e mensageiro de Oxum, ligado a Ìyámi; cultuado para trazer força, sabedoria e dinheiro. Oferece aos seus iniciados e devotos o poder do “encantamento”. Existem templos para Logun Edé em Ilesa (Oxum - Nigéria), seu lugar de origem. Em alguns itans é citado como um corajoso e poderoso caçador, de tamanha coragem, que é relacionado a um leopardo. De culto diferenciado e totalmente ligado ao culto a Oxum, é um Orixá de extremo bom gosto. Seus objetos devem permanecer junto aos assentos de Oxum e sempre quando agradado deve-se agradar sua mãe. Tem predileção ao dourado. É um Orixá muito vaidoso - considerado o mais elegante de todos. Herdou o dom da caça de seu pai Erinlé, por isso é da família dos Odé e seu símbolo podem ser o ofá, a lança de caça e o oguê (chifre – símbolo ancestral do poder). Erinlé é a representação do desenvolvimento do homem, conhece os segredos da caça, também símbolo de prosperidade e formação de comunidades. Ele busca o alimento com coragem e é considerado o guerreiro das matas, é corajoso, viril e Logunedé tem estas características, é também um príncipe guerreiro. Ademais, após ser abandonado por Oxum que foi com Xangô, Logun vai viver com Ogum, aprende com ele as artes da guerra e da metalurgia. Foi Iansã quem o criou e o salvou do feitiço de Oxum que o transformou um cavalo marinho – sem perceber que ele era o seu filho. É coroado por Iansã como o príncipe dos Orixás. É amigo íntimo de Yewá. Foi companheiro em grandes jornadas com Exu. Aprendeu o uso das folhas com Ossaim. Conviveu com Oxalá, com Iemanjá, enfim, ele é realmente o jovem príncipe guerreiro, caçador, feiticeiro dos orixás. O equilíbrio entre o masculino e o feminino entre o humano e o divino. Ele é Òlógunèdé. O senhor do encanto!! Ele representa a criança que está guardada em nossa essência e é através dessa essência, que enxergamos o mundo de uma outra maneira e com muito mais amor. Se existisse esse essência no coração de todos os seres humanos, certamente não existiria guerras, misérias, preconceitos e maldades no universo. Eu acredito que um dia ainda o nosso príncipe tocara os corações mais brutos e maldosos, e o mundo será um lugar repleto de amor e paz.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Osun Opara

Entre todas as qualidades de Oxum, Opará é a mais guerreira, companheira de Ogun, aparece muitas vezes ao lado de Xangô. É um orixá de grandes particularidades, afinal ela une dois elementos: a água e o vento, o que explica sua ligação tão forte com Oyá, os antigos dizem que “Onde mora Opará mora Oyá, Opará não come sem Oyá”. Carrega Abebé, o espelho e também a Adagá, a espada, que representa sua porção guerreira. Em alguns momentos aparece também guerriando com Ypondá, outra qualidade guerreira, com diz a cantiga: “Kiloxê mi Opara, Kiloxê mi Ypondá Reue, reue reue kiloxê mi Opara” Sua comida é o omolokun com ovos, um pouco mais carregado no dendê, afinal a especiaria a agrada por sua ligação com Ogun, assim também está ligada ao mariwô. Sua cor é dourado e também pode se colocar em suas roupasa a cor rosa. Assim como pencas de metal jogadas em saia, afinal está ligada ao metal. É representada pelas fortes quedas d’água e também na pororoca, com diz a lenda “Onde dois rios se encontram lá está Opará sempre lutando por seu espaço”. Entre muitos mitos que rondam essa qualidade o mais marcante é aquele onde ela se funde com Oyá, após ter a enganado, fazendo com que Oyá visse o seu lado ruim refletido no espelho. Seus mitos vem da região de Osogbô e também Oyó. Suas filhas são autenticas e de personalidade forte, carregam consigo as magoas e tristezas da vida, tem poucos amigos e sempre são ponderadas e justas, onde muitas vezes a sua sinceridade chega a machucar. São vaidosas porém não vivem em pró a seu égo. Tem um lado espiritual muito aflorado para o ocultismo e adoram presentear as pessoas.